quarta-feira, 29 de junho de 2011

DICAS PARA CABELOS GRISALHOS





Cabelos grisalhos exigem cuidados como hidratação e xampus especiais

Quando os primeiros cabelos brancos aparecem, às vezes precocemente, não é preciso se desesperar. Muitos homens e até algumas mulheres convivem bem com o novo visual sem mascarar o aspecto grisalho com tinturas. Porém, independentemente de colorações, esses fios exigem cuidados especiais.
"Os cabelos brancos são destituídos de melanina, substância que também dá cor à pele. A ausência dessa proteína pode deixar os fios mais opacos e ressecados", afirma a dermatologista Denise Steiner, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Para combater o problema, a especialista recomenda caprichar na hidratação e usar xampus menos agressivos, com condicionador. Há, ainda, produtos específicos para cabelos grisalhos que geralmente contêm maiores níveis de vitaminas, aminoácidos e emolientes para compensar a perda da melanina.



O Shampoo Renovador da Cadiveu elimina o aspecto amarelado de cabelos claros, tornando a cor ligeiramente acinzentada e mais iluminada. Seus principais ativos são o Açaí e cianotentaurea.
O poderoso anti oxidante Açaí renova os cabelos intensamente. Já o ativo vegetal cianocentaurea é o responsável por realçar o tom prateado dos cabelos.





O cabeleireiro Bruno Lemes, do salão MG Hair Design, recomenda hidratar os fios a cada 15 dias por meio de técnicas como a cauterização térmica e a máscara de hidratação. Ele sugere, ainda, usar xampu para cabelos secos. "Nos casos em que a raiz é oleosa, o ideal é aplicar xampus 'silver'. Esses cosméticos controlam a oleosidade e contêm pigmentos que tiram o aspecto amarelo."
Por falar em tingimento, madeixas grisalhas têm suas particularidades. De acordo com Lemes, a colorização dos fios brancos é mais difícil. "A fixação dos tons é menor, deixando os fios 'transparentes'. Há uma tendência de os cabelos grisalhos ficarem acinzentados ou adquirirem uma cor diferente da esperada", diz Lemes. Por esse motivo, tonalizantes não são suficientes para encobrir o branco.
Hoje, há tinturas específicas para as cabeleiras prateadas, com maior poder de pigmentação. Existem, ainda, alternativas para suavizar os fios brancos. "Fazer reflexo é excelente e também há os tonalizantes acinzentados", explica Lemes. Mas ele salienta que, ao aplicar tinturas, os fios ficam ainda mais danificados.
Dicas gerais
- Evite tonalizante em cabelos muito grisalhos ou brancos. O produto penetra apenas na camada superficial dos fios. A cor não fixa, dando um aspecto "transparente".
- Para fios brancos mais distribuídos, há tonalizantes acinzentados que tiram a cor amarelada e proporcionam um visual brilhante e prateado.
- O reflexo é outra opção para cabelos que não estão muito brancos. Mechas descoloridas e depois tingidas com tons naturais ajuda a disfarçar os fios grisalhos.
- Outra alternativa é o "reflexo ao contrário". Em vez de descolorir mechas, apenas alguns punhados de cabelo são tingidos, diminuindo o aspecto grisalho e rejuvenescendo.
- Ambora antiga, a rinsagem é um método ainda usado. Ele consiste em aplicar xampus com tonalizante, geralmente arroxeado ou prateado. Para a cor não ficar exagerada, deixe agir por apenas um minuto, aproximadamente.

27/06/2008
Fonte: Bruno Lemes, cabeleireiro do salão MG Hair Design; e Denise Steiner, dermatologista da Sociedade Brasileira de dermatologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário