sábado, 2 de julho de 2011

DESCOLORAÇÃO DE CABELOS


Confira um manual para descolorir os cabelos.

Há quem faça de tudo para garantir um cabelo colorido exatamente na cor dos sonhos. A coisa complica quando o desejo está na família dos loiros. Afinal de contas, é preciso descolorir os fios para chegar à nuance desejada.

Agora, o que muita gente não sabe é que esse tipo de técnica pode danificar (e muito!) as melenas. Para garantir o look almejado sem sustos, descubra quais são os prós e contras desse método.
O que é descoloração?
"Descoloração é o processo de retirar a pigmentação dos fios, ou seja, tirar a cor antiga dos cabelos - sejam eles naturais ou tingidos - e aplicar uma nova tonalidade, de acordo com o que a pessoa quer", explica a hairstylist Dora Novaes, do salão Beka (SP).
Buriti Mechas Cadiveu.
Como é feita?
Antes de iniciar a técnica, é importante consultar um especialista para que não se cometam erros. É feito um estudo das melenas para saber se estão ou não saturadas de química e se estão em condições de passar pela descoloração sem riscos, como quebra e queda.
O ideal é que a cabeleira não esteja enfraquecida para agüentar todas as etapas. Em seguida, aplica-se pó-descolorante à base de amônia para abrir a cutícula do cabelo, e água oxigenada com volume, que pode variar conforme a tonalidade da pigmentação do fio e a cor que deseja ser alcançada.

Ela só serve para as loiras?
Se a pessoa quiser ficar loira platinada, da noite para o dia, a única opção é aderir a descoloração, já que o processo é específico para clarear as madeixas.
O mesmo vale para quem deseja iluminar o visual com mechas e luzes douradas e tem os fios muito escuros. "Quem não tem pressa de ficar loira, pode optar por transformar a tonalidade do cabelo aos poucos, o que agride menos as melenas", ensina Dora.

Há mais de um tipo descoloração?
Não. O que existe são diferentes graus de descoloração. Isso é, dependendo da tonalidade que a pessoa quer chegar é usado mais ou menos oxidante.

Quais são as recomendações para quem quer descolorir?
Na opinião do hairstylist Celso Cavic, do salão Frank Provost (SP), deve-se evitar mexer nos fios muito danificados por processos químicos, já que a descoloração pode deixá-los ainda mais fracos, podendo levar a quebra. "Também é importante fazer o teste de mecha, pois a técnica pode causar irritabilidade extrema no couro cabeludo como alergia ou lesões".

Tem contra-indicação?
A descoloração, ou até mesmo a decapagem, não deve ser feita por pessoas alérgicas aos produtos usados na técnica ou cabelos muito danificados.

Revista Cabelos & Cosméticos
.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário